A Fibromialgia é um distúrbio que afeta músculos e tecidos moles, caracterizado especialmente por dor muscular crônica, sensibilidade, fadiga e distúrbios do sono.
Os sintomas mais comuns da fibromialgia são: dor generalizada, especialmente nos músculos e articulações, fadiga, insônia e sono não-reparador, fibro fog (esquecimento, perda de raciocínio). Está comumente associada a outras doenças (por isso é uma síndrome) como ansiedade, depressão, problemas intestinais e de pele. A ciência lista cerca de 140 sintomas associados à doença, muitos ainda sem explicação, como é o caso das alergias e doenças de pele.
Nessas condições, os impactos são inúmeros na vida das pessoas que padecem da doença e são desde econômicos, na autoimagem (sensação de impotência), nos sentimentos e na saúde mental, nas atividades do dia a dia, nos relacionamentos, trabalho e na qualidade de vida.
A causa continua desconhecida. As teorias mais conhecidas pela comunidade científica são a dos 18 pontos de dor e da origem no SNC – Sistema Nervoso Central. Algumas teorias mais recentes a defendem como autoimune, outras apontam para fatores genéticos, outra fala do ambiente (círculo familiar e social) e até há uma que fala da personalidade, apesar da ciência ainda estar evoluindo as pesquisas sobre o assunto e não haver um consenso entre os médicos. Não encontrar uma causa sólida dificulta a busca pela cura. Consideramos a fibromialgia uma condição, sem cura até o presente momento.
Dados mostram que a prevalência está em cerca de 70-95% das mulheres, em sua maioria de 35-55 anos. Também pode ocorrer em crianças, na adolescência e também em homens de todas as idades (5%-30%).
Os tratamentos medicamentosos mais utilizados são: antidepressivos, relaxantes, musculares, antiparkinsoniano, analgésicos, neuromoduladores, indutores do sono, ansiolíticos e suplementos como vitaminas e até Cannabidiol – CBD. Já entre os tratamentos não medicamentosos mais utilizados temos: o autocuidado, a terapia Ocupacional, fisioterapia (e/ou atividades físicas), psicoterapia, terapias alternativas integrativas, além de aprender/se aprofundar no tema Fibromialgia.
O tratamento multidisciplinar e a rede de apoio faz diferença na qualidade de vida dos pacientes. Familiares (e pessoas próximas como parentes, amigos, colegas de trabalho), além de profissionais multidisciplinares entre médicos, outros profissionais da saúde e terapeutas integrativos, o que varia conforme os sintomas, as necessidades e os recursos de cada um(a). Tudo isso se faz importante para enfrentamento da doença.
Sobre as Fibromiálgicas
Somos uma iniciativa que viabiliza projetos à pessoas com Fibromialgia conectando-as com recursos que ajudem a enfrentar a doença.
Missão: Conectar Fibromiálgicas(os) com recursos que as(os) impactem, ajudem a enfrentar a doença e proporcione viver com maior qualidade de vida.
Valores: Acolhimento, empatia, compaixão, foco no indivíduo.
Visão: Ser uma plataforma referência em informações e suporte real para as pessoas com fibromialgia e demais interessados no tema e mercado.
Nosso trabalho inicial foi dispor de um grupo de acolhimento e apoio. Agora, além dele, temos: Atendimento Psicológico individual GRATUITO, a fim de auxiliar como tratamento não medicamentoso, de suma importância para melhora da qualidade de vida de cada uma de nós.
Para participar, como Fibromialgia ou Fibromiálgico você deve se cadastrar no Fibromialgicas Club através do link:
https://mailchi.mp/af1e3bd6630c/fibromialgicas
Outros links e canais em: https://linktr.ee/fibromialgicas
Campanha Adote um Fibromiálgica!
Entre as muitas das demandas que temos de médicos especialistas e outros profissionais da saúde, a principal desde a pandemia tem sido acompanhamento psicológico. Agora no mês de maio e nos meses seguintes, temos uma alta demanda de campanhas de comunicação para conscientizar a população sobre a Fibromialgia e para acabar com nossa fila de pessoas aguardando por um atendimento..
Para participar do projeto como Psicólogo voluntário pedimos que cadastre-se em: https://mailchi.mp/778df9b96e20/fibromialgicas-voluntariado
Campanha Adote nosso Briefing
Profissionais de Marketing e Comunicação tamb[em estão contribuindo conosco como voluntários: https://mailchi.mp/d73f9a6bd323/fibromialgicas-voluntarios-marketing
Campanha Abrace nossa causa
Estamos em processo de redação do estatuto para legalização da ONG, assim que disponível avisaremos aos interessados em doar para nossa causa.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
falecom fibromialgicas.com.br
(41) 9 9235-8369
Nossos canais: https://linktr.ee/fibromialgicas
www.fibromialgicas.com.br (em construção)