Você quer saber qual a prevalência da fibromialgia? Antes de mais nada, tenha em mente que as dores da fibromialgia duram ao menos três meses. Além disso, em geral, elas não tem resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios ou fisioterapia.
Sendo assim, quando a dor é crônica, é fundamental procurar um especialista para receber o diagnóstico preciso e também a indicação para tratamento adequado.
Então, continue a leitura para saber mais sobre a prevalência da fibromialgia.
Qual a prevalência da fibromialgia: O que desencadeia uma crise?
Em suma, vale ressaltar que a fibromialgia pode aparecer após eventos graves na vida de uma pessoa. Por exemplo, pode ser causado por um trauma físico, psicológico ou ainda ser provocado por uma infecção mais grave.
No entanto, o mais comum é que o quadro se inicie com uma dor localizada crônica, que acaba progredindo para todo o corpo.
Quais são os principais sintomas causados pela fibromialgia?
Primeiramente, os sinais e sintomas podem mudar dependendo de cada caso. Principalmente, em relação à intensidade que cada pessoa sente as dores. No entanto, de forma geral, o principal sintoma da fibromialgia é sentir fortes dores no corpo, que podem durar por meses.
Bem como, alguns outros sintomas bastante comuns são:
- Mudanças no sono;
- Ansiedade;
- Alteração no hábito intestinal;
- Perda de memória;
- Fadiga;
- Dificuldade para concentração;
- Depressão.
Dessa maneira, existem alguns pontos específicos no corpo que costumam apresentar essas dores crônicas. Por exemplo, podemos citar a articulação do maxilar, músculos, maior rigidez nas articulações, dor na região torácica, entre outros sintomnas.
Afinal, como é a dor da fibromialgia?
Vale ressaltar ainda que a dor pode ser mais localizada ou então expandir pelo corpo inteiro. Isso porque sua intensidade aumenta conforme o tempo vai passando.
Outro ponto importante é que as pessoas com essa enfermidade são bastante sensíveis ao toque. Ou seja, muitas delas não suportam serem abraçadas, por exemplo.
Tratamento da fibromialgia
Em suma, é importante que o paciente saiba que há algumas maneiras de controlar a doença. Confira:
- Praticar exercícios físicos com regularidade;
- Buscar fortalecer bem os músculos;
- Utilizar corretamente a medicação prescrita pelo médico com o objetivo de diminuir a dor.
Por fim, tenha em mente que tudo deve ser feito somente após a avaliação médica. Uma vez que o profissional especializado irá ser capaz de recomendar qual é o melhor tratamento no seu caso.
Como é realizado o diagnóstico?
Mais um ponto importante é que não há uma forma específica para identificar a fibromialgia. Sendo assim, durante a consulta, o médico vai detectar quais são as queixas feitas pelos pacientes.
Depois disso, normalmente, são solicitados alguns exames laboratoriais que podem excluir qualquer possibilidade de outras doenças. Dessa maneira, torna-se possível diagnosticar o quadro como sendo fibromialgia.
Sendo assim, o diagnóstico da fibromialgia é, em todas as circunstâncias, clínico.
Como é possível prevenir a fibromialgia?
Por fim, segundo o Ministério da Saúde, a fibromialgia é uma espécie de reumatismo que está associada com a maior sensibilidade do indivíduo frente a estímulos dolorosos. Portanto, não há um método de prevenção comprovado da doença.
Nesse caso, é fundamental fazer o acompanhamento com um médico que seja de confiança para iniciar o tratamento. Bem como para verificar a evolução e melhora do quadro clínico, após a confirmação do diagnóstico.
Então, o que achou sobre a prevalência da fibromialgia? Ficou com dúvidas sobre o tema? Deixe nos comentários.