Quer descobrir quais são os tratamentos não medicamentosos mais utilizados na fibromialgia? Primeiramente, vale ressaltar que há diversos tratamentos que ajudam o paciente a controlar as dores da fibromialgia. Por exemplo, exercícios físicos são bastante recomendados como terapia alternativa.
Sendo assim, há diversas maneiras de combater o problema. Mas o fundamental é sempre ter o acompanhamento médico especializado durante todo o tratamento.
Então, continue a leitura para saber como tratar a fibromialgia para além do uso de remédios.
Principais tratamentos não medicamentosos para fibromialgia
No geral, os tratamentos são multidisciplinares e envolvem exercícios físicos e psicoterapia. Dessa maneira, o paciente com fibromialgia sente diversas dores constantes, por isso o objetivo do tratamento é poder melhorar a qualidade de vida.
Bem como os tratamentos devem ser feitos de forma conjunta, sem dispensar a medicina convencional usando somente os métodos alternativos. Veja agora quais são as principais maneiras não medicamentosas de tratamento da fibromialgia:
Exercícios físicos
Antes de mais nada, um dos principais métodos complementares para tratar a fibromialgia é realizar exercícios físicos com frequência. Uma vez que eles são de suma importância para a saúde mental e também para aliviar a dor.
Já alguns especialistas indicam principalmente realizar exercícios aeróbicos, por exemplo, pedalar, caminhar, nadar ou a prática da hidroginástica.
Fisioterapia
Além disso, mais um tratamento recomendado é a fisioterapia. Nesse caso, o foco principal está nas massagens, exercícios para alongamento, correção da postura e também fortalecimento muscular.
Psicoterapia
Bem como outro ponto fundamental é que a fibromialgia é bastante impactada pelas questões psicológicas de cada paciente. Afinal, a psicoterapia auxilia a compreender sua condição e entender qual é a importância do tratamento medicamentoso.
Acupuntura e mais tratamentos alternativos
Outro ponto é que estudos apontam que as terapias alternativas, como a acupuntura, têm resultado positivo para o tratamento da fibromialgia, especialmente para tratar as dores crônicas. Além disso, é importante mencionar que os tratamentos devem ser complementados com o método convencional, que são os medicamentos.
Afinal, o médico vai indicar e acompanhar o que pode ou não pode ser feito, já que o tratamento errado pode piorar a situação das dores.
Indutores do sono
Por fim, os distúrbios do sono também são bastante frequentes na fibromialgia, como insônia ou a falta do sono reparador. Isso porque os indutores do sono são indicados para aliviar esse distúrbio, como Zopiclona e Zolpidem.
Dessa maneira, os indutores do sono auxiliam a diminuir a tensão muscular gerada por não dormir bem, sendo bastante recomendados para complementar de maneira eficaz o tratamento da fibromialgia.
Diagnóstico
Portanto, o diagnóstico da fibromialgia deve ser feito levando em consideração o histórico de cada paciente. Uma vez que em alguns casos é difícil identificar a doença, já que as dores ocorrem em pontos específicos do corpo, fazendo os médicos suspeitarem da existência de outras doenças.
Assim, um paciente que reclama de dor no braço pode ser diagnosticado com tendinite. Entretanto, a pessoa volta a apresentar os sintomas e não responde bem aos remédios prescritos.
Dessa maneira, é fundamental que haja um acompanhamento médico, que irá contribuir para a identificação da doença.
Então, o que achou sobre as opções de tratamento não medicamentosos para Fibromialgia? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.